quarta-feira, 5 de setembro de 2012


Correção da avaliação de português:
1.Como já informa o enunciado o texto é um poema.Nele há uma preocupação com palavras, a originalidade das imagens e a estrutura dos versos.Entretanto, levando-se em  consideração o seu conteúdo, há uma clara intenção do autor  que diz a respeito á realidade que ele observa. Explique essa intenção do autor, comentando a realidade que se refere no trecho:
R: Se refere ao consumismo, ele está mostrando o fato de que tudo que compramos são usados os anúncios, fazendo as pessoas se interessarem e comprarem o produto.
2. Podemos dizer que a palavra etiqueta,no título, pode ser considerada um predicativo? Justifique sua resposta, comentando o porquê da sua resposta anterior, o uso da vírgula e os sentidos que o autor quis criar com esse recurso:
R: O autor quer dar ênfase ao predicativo e no título ‘’eu, etiqueta”quer dar uma característica ao “EU” e auxiliar na  separação do sujeito e do predicativo
3. Há um trecho no poema em que a oração é construída por Sujeito composto+verbo de ligação+predicativos do sujeito. Transcreva-a:
R: “Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro, minha gravata e cinto e escova e pente, meu copo, minha xícara, minha toalha de banho e sabonete, meu isso meu aquilo, desde a cabeça ao bico dos sapatos, são mensagens, letras falantes, gritos visuais, ordens de uso e abuso, reincidência, costume hábito, permanência,indispensabilidade...
4. Classifique os predicados abaixo usando PV para predicado verbal  , PN para predicado nominal e  PVN para predicado verbo nominal:
(PV) Meu blusão traz lembrete de bebida...
5.Ainda sobre as frases acima, transcreva um predicativo do sujeito e um predicativo do objeto, explicando a sua classificação com elementos da frase:

R:Meu tênis  proclama colorido. ‘’proclama colorido’’ se refere ao  meu tênis  PS
O juiz considerou o réu inocente ‘’o réu inocente’’ PO.
6.O texto inicia-se pela palavra senhoresCom que finalidade essa palavra é empregada no texto?
R:conversar e dirigir-se ao leitor e mostrar que alguém está contando a história.
7- No último parágrafo verificamos uma oração com o verbo na voz passiva. Copie-a. Podemos classificar essa voz como passiva analítica ou passiva sintértica? Por quê?
R: “Esse Rohald, por sua lealdade, era chamado por todos pelo belo nome de Rohald, o Defensor da Fé.” Está na voz passiva analítica pois sofre a ação
. 8- Passe erra oração para a voz ativa.
 R: “Todos chamavam Rohald, por sua lealdade pelo seu belo nome de Rohald, o Defensor da Fé.’’
Nome:Ana Carolina 

Nenhum comentário:

Postar um comentário